-
Arquitetos: Haal
- Área: 122 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Maura Melo
-
Fabricantes: Avanço, Lemca, Mais projetos Marcenaria, Paola Muller, Projesa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao entrar na sede do Clube de Criação somos imediatamente acolhidos por uma iluminação natural difusa e abundante que preenche o espaço.
Surge então o desejo de máximo aproveitamento dessa iluminação que acaba por provocar a setorização bastante definida apesar da planta livre.
A setorização é orientada pela marcenaria e mobiliário que sugerem uso do espaço, mas permitem apropriação de cada indivíduo. O biombo desenhado para proporcionar privacidade e conforto acústico, foi dividido em duas partes que podem ser usadas separadamente e posicionadas onde necessário. A mesa de trabalho pode ter uma das pontas destacadas do corpo principal, e sua superfície única não define posições.
Da mesma forma foi pensada a área de encontros e reuniões, sem layout definido, podendo adotar diversas configurações sugerindo um formato arredondado pelo tapete, o qual reforça a proposta de inclusão e diversidade do Clube.
A marcenaria que organiza também armazena um grande volume de materiais da sede. Além de apoiar a luminotécnica proporcionando uma iluminação indireta, que valoriza e se soma à iluminação natural, permite continuidade da luz através do armário com faces em policarbonato translúcido, que sem escurecer a recepção proporciona privacidade na circulação dos sanitários. Deste armário parte a mesa da recepção cujo formato permite movimentação do usuário, ora de lado voltado para a luz natural, ora de frente para a porta atendendo quem chega, além de permitir integração visual.
O branco foi bastante explorado para aproveitamento da luminosidade, mas principalmente para destacar a atividade criativa do Clube. As cores aparecem na área de trabalho e de reuniões, e nos anuários, livro produzido pelo Clube, que expostos na estante metálica ou nas caixas de acrílico, desenhadas para a área de exposição, tem as artes de suas capas ressaltadas.